Subversion no Netbeans

Esse é um artigo simples para quem nunca mexeu com Subversion, mas tem curiosidade de saber como funciona e o que é. Aprendendo uma vez em uma ferramenta como Netbeans, fica fácil utilizar em outras ferramentas como o Subclipse (instalação explicada aqui), Subversive, Tortoise, RapidSVN, ... Os nomes e conceitos são os mesmos para qualquer ferramenta.

O Subversion ou SVN para os íntimos 🙂 é um sistema de controle de versões (revisões). O objetivo dele é controlar versões de documentos e códigos-fonte, dessa forma, o código fica centralizado em um servidor permitindo verificar um histórico de quem alterou algum arquivo, restaurar versões anteriores, é excelente para o trabalho em equipe distribuídas e permite criar diversos ramos (branches) de desenvolvimento. No wikipedia tem uma breve explicação sobre SVN. Recomendo a leitura desse artigo para quem quer aprender Subversion sem o uso de ferramentas gráficas.

Você vai precisar do Netbeans e de um repositório de Subversion. Caso não consiga nenhum repositório gratuito, fale comigo que eu arrumo pra você. Para colocar algum projeto no repositório é só clicar com o botão direito no projeto, Versioning, Import into Subversion Repository, informe a url do repositorio, o usuário e a senha. Clique em Next.

Se por acaso você receber a seguinte mensagem:

==[IDE]== Sep 20, 2010 11:58:17 AM Connecting to Subversion Repository...
Authorization failed
svn: OPTIONS of 'http://www.thiagovespa.com.br/svn/samples': authorization failed: Could not authenticate to server: rejected Basic challenge (http://www.thiagovespa.com.br)

Você deve ser um  usuário de Ubuntu. Existe um bug ainda em aberto sobre isso: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/subversion/+bug/473139

No bug aberto explica como resolver, mas a forma mais rápida que encontrei foi digitar: svn checkout ${endereco_svn} e informar o usuário e senha e milagrosamente o Subversion começa a funcionar no Netbeans.

Informe uma pasta do repositório para o projeto ou aceite a sugerida e escreva alguma descrição e clique em Next. Marque os arquivos que deseja enviar (commitar) para o servidor e clique em Finish.

Import
Import

Projeto já no repositorio. Para baixar as alterações de outros usuários, é só clicar com o botão direito no projeto, Subversion, Update. Para efetivar suas alterações no servidor, clicar com o botão direito no arquivo alterado ou projeto e selecionar a opção Commit, informar o que foi alterado e clicar em Commit.

Commit
Commit

Todas as outras ferramentas de Subversion utilizam o mesmo conceito de Import, Update e Commit. Existem outros recursos interessantes, como o histórico (botão direito, Subversion, Search History). Permite ver as diferenças entre versões entre outras opções. Qualquer dúvida é só avisar.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6