"Canvas Pocket Reference" de David Flanagan; O'Reilly Media

Canvas Pocket ReferenceEsse livro aborda o uso do elemento <canvas> do Html 5. Como o próprio livro diz, o canvas é um elemento revolucionário que permite o uso de uma maneira poderosa de elementos gráficos em aplicações Web. O autor explica como desenhar linhas, polígonos, curvas, aplicar cores, gradientes, transparência, utilizar transformações gráficas, manipular texto, utilizar sombras e manipular imagens utilizando JavaScript.

O leitor necessita de um conhecimento médio de HTML e JavaScript. O primeiro capítulo é um tutorial sobre vários aspectos do <canvas> e o segundo serve de referência dos recursos do <canvas> e dá nome ao livro. Uma coisa que achei bacana, é que apesar de ser um "Pocket Reference", ele acompanha exemplos de código, que podem ser obtidos a partir desse link: http://examples.oreilly.com/0636920016045/.

Os exemplos são simples e ajudam quem está começando a brincar com <canvas>. Recomendo esse livro pra quem irá ou já trabalha com <canvas>. Um guia de referência é fundamental para quem trabalha com essa tecnologia.

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6