Instalação do Eclipse + JBoss Tools

Existe um conjunto de plugins que utilizo com freqüência, que é o JBoss Tools. Abaixo está as instruções de como configurar e o eclipse corretamente para que essas ferramentas funcione como esperado.

Instalação do Eclipse

Para instalar o eclipse basta acessar o site: http://www.eclipse.org/downloads/ e fazer o download do Eclipse IDE for Java EE Developers. No meu caso eu instalei o Eclipse Helios (3.6) para Linux 64 bits.

Download feito, descompactamos em uma pasta e pronto! Eclipse instalado. Para quem gosta de um pouco mais de facilidade, pode criar um atalho a partir do arquivo eclipse (eclipse.exe para Windows). O ícone para atalho está na própria pasta: icon.xpm.

Configuração do Eclipse

Para evitar o eclipse travar por falta de memória (OutOfMemory ou erros de PermGen) eu sempre edito o arquivo eclipse.ini. Minha máquina tem 8GB, mas a maioria eu utilizo para servidores de aplicações. Então pra mim 1GB de memória Heap e 256MB de PermSize pro Eclipse já é mais que suficiente. Eu também costumo também aumentar o mínimo de memória Heap para ele não ficar alocando ao iniciar.

Então as últimas linhas do meu eclipse.ini ficam o seguinte:

[cc]
-vmargs
-Dosgi.requiredJavaVersion=1.5
-XX:MaxPermSize=256m
-Xms256m
-Xmx1024m
[/cc]

Instalação do JBoss Tools

Feito a instalação do Eclipse, vamos instalar o JBoss Tools. Inicie o eclipse e escolha um workspace.

Para instalar o JBoss Tools basta acessar o site: http://www.jboss.org/tools/download/ e escolher a versão correta baseado na versão do eclipse instalado. É sempre recomendado as versões Stable por conter menos bugs, mas ao acessar hoje, não tinha versão estável para o Eclipse Helios (Eclipse 3.6.0). Então fui obrigado a escolher a versão em desenvolvimento. Evite escolher as versões de build noturnos, são as que mais contém bugs. Verificado a versão, na seção Update Site, copie a url da sua versão, iremos utilizar posteriormente. No meu caso a URL é: http://download.jboss.org/jbosstools/updates/development/.

Atualização dia 18/09/2010: A instalação desse plugin também pode ser feita via Eclipse Marketplace, conforme descrito aqui.

Atualização dia 20/09/2010: Meu amigo Kólem descobriu um bug ao utilizar a versão descrita no post no dia de hoje (3.2.0 M2). Esse bug provavelmente estará corrigido na versão final, para quem quiser utilizar a versão corrigida (3.2.0 Beta), utilizar como update site o link: http://download.jboss.org/jbosstools/updates/nightly/trunk/

Voltando ao Eclipse, feche a Janela de Welcome (não gosto dela :D). Acesse Help, Install New Software. Abrirá a seguinte janela:

Install New Software
Install New Software

Clique em Add e Coloque um nome pro update site e o link copiado anteriormente e pressione Ok:

Add Repository
Add Repository

Após isso, na listagem irá aparecer todos os plugins do JBoss Tools. Selecione o que você irá utilizar ou selecione All JBoss Tools 3.2.0 M1 (no meu caso, o primeiro da lista) e clique em Next e Next novamente (caso dê algum erro nessa tela, verifique se você instalou plugins incompatíveis ou se está faltando alguma dependência). Ao aparecer Review Licenses, leia ela 😀 e clique em I accept... se você concordar :D. Após isso clique em Finish. Irá aparecer a seguinte tela:

Installing Software
Installing Software

Caso apareça alguma tela dizendo que você está instalando um software com conteúdo não assinado, clique Ok para prosseguir com a instalação. Após terminar, clique em Restart Now, para reiniciar o Eclipse e efetivar a instalação.

Para verificar se a instalação foi bem sucedida, pressione Ctrl+N e verifique se tem o diretório JBoss Tools

New
New

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6