BPEL com DBAdapter

Vamos criar um processo de histórico de informações. O processo consiste em gravar a data/hora, uma mensagem da operação feita e um identificador em uma tabela do banco. Como não será necessário aguardar por uma resposta, vamos configurar o serviço como One Way BPEL Process.

Instale o plugin do SOA Suite, conforme descrito na seção Instalação JDeveloper + Extensions do  post: http://www.thiagovespa.com.br/blog/2010/12/23/oracle-soa-e-bpm-suite/

Abra o JDeveloper, vá em File, New, General, Applications, SOA Application, clique OK. Dê um nome para sua aplicação e clique em Next. Dê um nome para o projeto e clique em Next. Selecione Composite With BPEL Process e clique em Finish.

Na próxima tela, selecione a especificação do BPEL (estou utilizando a 2.0), informe o nome do processo, namespace, o template (One Way BPEL Process), o Service Name e clique OK.

Create BPEL Process

Create BPEL Process

Ele irá criar um projeto SOA composite com o processo BPEL. No Application Navigator (Ctrl+Shift+A). Abra o XSD criado, SOA Content, xsd, HistoricoBPELProcess.xsd (no meu caso). Insira os elementos que serão enviados para o processo. O meu ficou da seguinte forma:

HistoricoBPELProcess.xsd

HistoricoBPELProcess.xsd

Se você quiser, pode utilizar o código abaixo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<schema attributeFormDefault="unqualified"
	elementFormDefault="qualified"
	targetNamespace="http://xmlns.thiagovespa.com.br/BPELSampleApp/BPELDBAdapter/HistoricoBPELProcess"
	xmlns="http://www.w3.org/2001/XMLSchema">
	<element name="process">
		<complexType>
			<sequence>
				<element name="identificador" type="string"/>
				<element name="data" type="date"/>
				<element name="mensagem" type="string"/>
			</sequence>
		</complexType>
	</element>
</schema>

Abra o processo BPEL, e na Component Palette (Ctrl+Shift+P) abra a aba BPEL Services e arraste o Database Adapter para o Partner Links. Irá abrir o Adapter Configuration Wizard, clique em Next. Dê um nome para o serviço, clique em Next. Clique no + para adicionar uma nova conexão, informes os dados de conexão e clique OK. Especifique o nome JNDI para a conexão ou utilize o padrão e clique em Next.

Na próxima tela, escolha as opções a serem executadas. No nosso caso, vai ser insert only. Clique em Next.

Adapter Configuration Wizard - Step 4 of 5

Adapter Configuration Wizard - Step 4 of 5

Clique em Import Tables para selecionar a tabela de histórico. Selecione a tabela e clique OK e Next. Na próxima tela informe os relacionamentos entre tabelas. No nosso caso não teremos, então clique em Next. Selecione as colunas que serão inseridas e clique em Next. Informe os parâmetros de tentativa e sequences e clique em Next. Clique em Finish para terminar. Na tela do Create Partner Link, clique em OK.

No Component Palette, abra a aba BPEL Constructs e arraste o nó Invoke para logo abaixo do receiveInput. Clique em uma setinha lateral do Invoke e arraste até o Partner Link do DBAdapter criado. Abrirá a janela de Edição do Invoke. Mude o nome para algo mais amigável, por exemplo: insercaoHistorico. Em Input, clique no mais, insira uma nova variável e pressione OK. Faça o mesmo procedimento com o Output. Pressione OK.

Adicione uma atividade de Assign entre o receiveInput e o insercaoHistorico. Dê dois cliques e na aba Copy Rules faça as associações dos dados recebidos com os dados a serem inseridos.

Edit Assign

Edit Assign

Altere os nomes dos nós para ficarem mais amigáveis.

HistoricoBPELProcess

HistoricoBPELProcess

Agora vamos configurar o Database Adapter no servidor. Suba o servidor com o SOA Suite. Acesse o console do WebLogic Server. No domínio, acesse Services, Data Sources, New, Generic Data Source. Informe um Nome (DBAdapterSample), um JNDI Name (jdbc/DBAdapterSample). escolha o tipo da base (Oracle) e clique em Next. Informe o driver e clique em Next. Se for XA você não precisa configurar mais nenhuma opção, aí é só clicar em Next. Informe os dados de conexão, clique em Next. Clique em Test Configuration, se tudo for OK, clique em Next, senão clique em Back e altere as configurações. Selecione o servidor e clique em Finish.

Vá em Deployments e procure por DBAdapter. Selecione ele, clique em Configuration. Selecione Outbound Connection Pools e clique em New. Escolha javax.resource.cci.ConnectionFactory e clique em Next. Insira o JNDI Name que você informou ao criar o DBAdapter no processo BPEL (eis/DB/DBAdapterSample). Lembre-se que esse JNDI deve ser diferente do Data Source. Clique em Finish. Selecione o Outbound Connection Pool criado. Na aba Properties, atribua o valor do JNDI do Data Source (jdbc/DBAdapterSample) na propriedade xADataSourceName. Dica: pressione Enter para efetuar as alterações. Clique em Save.

Vá novamente em Deployment, marque o checkbox do DbAdapter, clique em Update. Marque a opção “Redeploy this application using the following deployment files”. Clique em Next e Finish.

No JDeveloper, clique com o botão direito no projeto, Deploy e escolha a aplicação. Selecione Deploy to Application Server, clique em Next. Atribua o número de revisão e clique em Next. Caso você não tenha adicionado o servidor, clique no + e configure o servidor SOA, caso contrário, selecione o servidor e clique em Next. Escolha o Partition, clique em Next e Finish para realizar o deploy.

Acesse o Enterprise Manager, SOA, soa-infra, default (partition) e escolha sua aplicação. Clique no botão Test. Informe os 3 parâmetros e clique em Test Web Service.

Pronto.. as informações devem ter sido inseridas no banco de dados. Acompanhe o que foi feito no processo clicando no botão Lauch Flow Trace.

(Oracle SOA Composite)”]BPELDBAdapter [1.0] (Oracle SOA Composite)

BPELDBAdapter [1.0

Sobre: Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui as certificações: Oracle Certified Master, Java EE 5 Enterprise Architect – Step 1, 2 and 3; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Service Oriented Architecture Infrastructure Implementation Certified Expert; Oracle Certified Professional, Java EE 5 Web Services Developer; Oracle Certified Expert, NetBeans Integrated Development Environment 6.1 Programmer; Oracle Certified Professional, Java Programmer; Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6